Imprensa
                      
                      
                      Jornal Empregos e Oportunidades
                      
                      
                      
                       
                      
                      
                      
                      Brincadeira tem Hora!
                      (Alana Magessy)
                      
                      
                      Consultora empresarial ensina como se portar
                      no ambiente de trabalho.
                      
                      Existe hora pra tudo. Até para
                      brincadeiras no ambiente profissional. Piadas exageradas
                      e gargalhadas podem gerar situações de constrangimento,
                      muitas vezes incontornáveis.
                      
                      Alguns profissionais admitem que o bom humor é fundamental
                      e contribui harmonicamente no local de trabalho. Porém
                      eles alertam quanto ao excesso. "As pessoas não
                      percebem o quanto são intoleráveis abusando
                      nas piadinhas", alerta a consultora empresarial Maria
                      Aparecida Araújo.
                      
                      Pesquisas divulgadas confirmam
                      que todo indivíduo quando ri aumenta a sua auto-estima
                      e estreita os seus relacionamentos, já que ao rir
                      estimulamos a liberação de endorfinas e beta-endorfinas,
                      hormônios responsáveis pela sensação
                      de bem – estar.
                      Aqueles que sempre estão com a cara amarrada e o
                      humor instável tendem a afastar os outros e a viverem
                      isolados.
                      
                      De acordo com Maria Aparecida, há quinze
                      anos as empresas não se preocupavam ou não
                      davam tanta importância à necessidade de um
                      ambiente de trabalho satisfatório, e hoje o quadro
                      se inverteu: "Compartilhar de uma convivência
                      ruim e estressante era normal. Os funcionários achavam
                      que era preciso se acostumar".
                      
                      Atualmente os empresários
                      sabem da importância de projetos direcionados à Etiqueta
                      de seus funcionários. "A Etiqueta é uma
                      coisa que se usa todo dia. Começa e termina com
                      você", diz Aparecida. Especializada em Etiqueta
                      e Comportamento Social e Profissional, ela é Consultora
                      há 23 anos e autora do livro "Etiqueta Empresarial
                      - Ser Bem Educado é...".
                      
                      Para junho a consultora
                      está organizando um evento voltado para profissionais
                      desempregados, com dicas fundamentais para conseguir um
                      novo emprego.