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                       Revista Encontro
                      
                      
                      
                       
                      
                      
                      
					   TRABALHO
					  (Márcia Queiros)
					  
					  
					  
Consultoria: Maria Aparecida Araújo
					  
					  
					  
Etiqueta Empresarial
					  
                          O saber se comportar e a aparência são
                          questões cada vez mais exigidas para o executivo
                          moderno.
                          
                          Ele chegou com uma hora de atraso ao almoço
                            de negócios, na pressa deixou de fazer a barba,
                            foi deselegante com uma funcionária, subiu
                            pelo elevador falando ao celular e deu boas tragadas
                            onde se lia "é proibido fumar".
                            Detalhe: é formado em Administração,
                            Economia, fala três línguas e tem MBA.
                            Apesar do currículo, seu negócio foi
                            por água abaixo após a reunião.
                            Comportamentos como o do jovem executivo em compromissos
                            de trabalho, que, para alguns, podem significar um
                            mero jeito de ser, seja por displicência ou
                            desvalorização de delicadezas, impossibilitam
                            uma carreira promissora. Antes restritas ao mundo
                            social, as boas maneiras, hoje, são ferramentas
                            essenciais à vida profissional.
                            
                            Prova disso é a grande procura pelos cursos
                            de etiqueta empresarial, que atraem não só empresários,
                            mas executivos, políticos, profissionais liberais
                            e da área de vendas, gerentes, secretárias,
                            administradores, aspirantes à carreira diplomática
                            e pessoas em busca de recolocação no
                            mercado. Parceira da Fundação Getúlio
                            Vargas (FGV), a empresa 
Etiqueta Empresarial
                            Executive Manners Consulting, com atuação
                            no eixo Rio/São Paulo, programa para este
                            mês
                            (maio) um curso e uma palestra para ensinar bons
                            modos a profissionais mineiros. O primeiro trabalho
                            da empresa no Estado aconteceu no Hotel Ouro Minas,
                            em maio de 2002, onde 300 pessoas assistiram ao curso
                            de Etiqueta Empresarial, definida como o conjunto
                            de normas que regem o comportamento no mundo dos
                            negócios.
                            
                            Há 20 anos treinando profissionais, a professora
                            
Maria Aparecida Araújo diz
                            que pontualidade, aparência bem cuidada e saber
                            portar-se bem à mesa,
                            além de ser elegante ao telefone, são
                            atitudes imprescindíveis. Nas aulas, ela ensina
                            desde formas corretas de cumprimento, apresentação,
                            vestuário e comportamento, sem contar orientações
                            sobre como usufruir de recursos eletrônicos,
                            como telefone, videoconferência e e-mail. "O
                            treinamento também faz com que as pessoas
                            aprimorem a comunicação, aprendendo
                            a ouvir e falar na hora certa e com a entonação
                            adequada", cita o economista 
Cláudio
                            Pelizari, diretor da Etiqueta Empresarial
                            Executive Manners Consulting.
                            
                            Quem faz o curso aprende ainda a criticar com resultados
                            positivos, transformar reclamações
                            em vendas e lidar com colegas e clientes de temperamento
                            difícil, apresentar idéias e projetos
                            com eficiência, conduzir reuniões e,
                            até mesmo, contornar situações
                            mais graves como o assédio sexual. E em tempos
                            de globalização, os empresários
                            recebem conhecimentos para transitar com desenvoltura
                            em qualquer parte do mundo, respeitando as diferenças
                            culturais.
                            
                            Mas por que as regras de boa conduta, antes ensinadas
                            na infância pelos pais ou nos colégios
                            freqüentados por filhos de famílias tradicionais,
                            chegam hoje a um curso voltado para adultos, muitos
                            já até pós-graduados? Para Cláudio
                            Pelizari, as causas estão na migração
                            das mulheres do papel de educadoras integrais dos
                            filhos para o trabalho fora de casa.
                            
                            "Desde que as mulheres foram obrigadas a deixar
                            seus lares para buscar posições no
                            mercado de trabalho, a educação chamada
                            de berço passou a ser delegada a outras pessoas,
                            trazendo como conseqüência a falta quase
                            total de conhecimento das regras mais básicas
                            de boas maneiras e polidez. As escolas também
                            substituíram as aulas dessa disciplina, muito
                            valorizadas no Brasil até a década
                            de 60, por conteúdos que julgavam mais importantes",
                            acredita o economista.
                            
                            Cláudio e Maria Aparecida contam que muitos
                            profissionais, após deixarem as universidades,
                            chegam ao mundo corporativo e percebem que essas
                            competências fazem falta. "Os erros se
                            tornam visíveis na aparência pessoal,
                            nos gestos, na entonação e no palavreado,
                            passando depois para os modos, apertos de mão,
                            troca de cartões de visita, conduta em elevadores
                            e restaurantes e uso do telefone e do celular",
                            diz o consultor, lembrando que as pessoas nem se
                            dão conta das gafes que cometem, prejudicando
                            sua carreira e arranhando a imagem das empresas onde
                            trabalham.
                            
                            Cláudio Pelizari relata que há grande
                            procura de profissionais mineiros pelo curso. Na
                            visão dos dois especialistas, os mineiros
                            em geral tratam com mais cuidado o quesito aparência.
                            Muitos os procuram com dúvidas quanto à maneira
                            correta de se vestir e se comportar. "Valorizam
                            também o ato de receber pessoas em casa, decoração
                            de ambientes profissionais e domésticos e
                            boas maneiras à mesa", destaca Cláudio,
                            cuja empresa conta também com dinâmicas
                            de grupo, atividades de psicomotricidade laboral
                            e oficina de memória.
                            
                            
                            
Dicas de Etiqueta Empresarial
                            
                            Ser bem-educado exige algumas atitudes fundamentais.
                            Esmerar-se nas boas maneiras quando tiver que:
                            
                            
· Expressar-se verbalmente: jamais fale
                            palavrões.
                            
                            
· Escrever cartas, cartões, memorandos
                            ou bilhetes: dê sempre um cunho elegante e
                            positivo nos textos.
                            
                            
· Manter amizades: lembre-se de sempre de ser
                            gentil com os amigos e familiares nas datas importantes.
                            
                            
· Respeitar os ausentes: pessoas elegantes não
                            perdem seu tempo com fofocas e comentários
                            sobre a vida alheia.
                            
                            
· Tratar com pessoas socialmente carentes: não
                            desconsiderar os menos favorecidos, tratar a todos
                            com respeito independentemente da hierarquia.
                            
                            
· Conduzir os negócios conservando a ética
                            e a honestidade em suas relações com
                            clientes, empregados fornecedores.
                            
                            
· Dirigir e estacionar o carro: quem é grosseiro
                            no trânsito, certamente será grosseiro
                            em outras situações.
                            
                            
· Ceder espontaneamente o seu lugar para idosos,
                            gestantes ou deficientes físicos.
                            
                            
· Cumprimentar e agradecer os profissionais
                            que o transportaram.
                            
                            
· Entrar ou sair do táxi:
                            cumprimentando o motorista ao embarcar, agradecendo
                            ao sair e não
                            fazendo questão de trocos irrisórios.
                            
                            
· No elevador: sabendo que
                            em seu interior não
                            se fuma, não se conversa nem se fala ao celular.
                            Fundamental é cumprimentar o ascensorista
                            ao entrar e agradecer ao sair.
                            
                            
                            
Ser bem-educado é:
                            
                            · Adotar práticas corretas de conduta
                              e caráter.
                              
                              
· Cuidar da linguagem corporal,
                              dos gestos, da expressão facial, da postura
                              quando em pé ou sentado.
                              
                              
· Saber sentar,
                              levantar-se, comer, apresentar corretamente as
                              pessoas, usar cartões de visita,
                            cumprimentar, presentear e ser presenteado, pedir
                            licença, agradecer, dizer não, criticar
                            sem ofender, ser pontual, conversar de forma agradável,
                            ser um bom ouvinte e, principalmente, ter autocrítica
                            e perceber quando deve desculpar-se.